
Comunità Guaraniense Fratelli D'Italia
15 de dezembro de 2014
Prefeita sanciona Lei que institui o "Dia da Etnia Italiana"
Na quarta-feira, 10 de dezembro, a Prefeita do MunicÃpio de Guarani das Missões, Janete Teresinha Dauek, sancionou a Lei n.º 2.721, que institui o "Dia da Etnia Italiana" no MunicÃpio de Guarani das Missões, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de maio. O projeto de Lei n.º 001/2014 foi proposto pelo Vereador Alcides José Milczarek e aprovado na Reunião Ordinária do Legislativo Municipal de segunda-feira (08).
20 de maio, foi instituÃdo o "Dia da Etnia Italiana" no Rio Grande do Sul pela Lei n.º 11.595, de 03 de abril de 2001, publicada no DOE n.º 64, de 04 de abril de 2001, pois registra, no ano de 1875, o inÃcio da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul com a chegada a Nova Milano de 86 imigrantes. Eram as famÃlias dos pioneiros Tomaso Randaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico. Logo a seguir povoaram as Colônias Caxias, Conde D'Eu, Dona Isabel e Silveira Martins, das quais expandiu-se toda a colonização, com centenas de cidades gaúchas que delas se originaram.
Na então Colônia Guarani, atualmente Guarani das Missões, conforme registros da época, a primeira famÃlia italiana a se estabelecer, na hoje chamada Linha Botocudos, Capela São Marcos, foi a de Giuseppe Tonin, no dia 30 de março de 1898. Em seguida, no mesmo ano, chegaram outras famÃlias: Feversani, no dia 27 de maio; Colpo e Rigodanzo, no dia 18 de agosto. Em 1899, chegaram as famÃlias Zordan, Giordani, Sandri, Zorzo, Dani, Salet e Lubini. No ano 1908 a FamÃlia Gottardo, e em 1915 a famÃlia Dugatto.
O Vereador Alcides José Milczarek, autor do projeto, justificou: "Quero com esse Projeto de Lei homenagear esses italianos e seus descendentes que ajudaram a desbravar o Rio Grande do Sul, e que escolheram fixar suas raÃzes em Guarani das Missões e até os dias de hoje continuam trabalhando para o bem comum de nossa comunidade. Comemorar e nunca se esquecer dos homens e mulheres que tanto fizeram por todos nós. Uma homenagem de gratidão para poder marcar essa data em nosso municÃpio com carinho e respeito por esses italianos e seus descendentes de Guarani das Missões. Em especial à Comunità Guaraniense Fratelli D'Italia que muito bem representa a etnia italiana em nosso municÃpio".